terça-feira, 29 de março de 2011

Curiosidades sobre cerveja!

Esse post, vai ser um pouco diferente dos outros, vou listar algumas curiosidades sobre a cerveja, que talvez até já tenham ouvido falar em algum lugar, mas resolvi listar 10 que acho interessante aqui no blog.

- Apesar da Alemanha ser mundialmente conhecida como o país da cerveja, ela ocupa atualmente o terceiro lugar em consumo de cerveja por ano por pessoa, atrás da Rep Checa, e Irlanda, com o consumo de 110L. (aprox uma latinha por dia). O Brasil ocupa a 36 posição bebendo cerca de 1 latinha a cada 3 dias!

- Benjamin Franklin disse certa vez "A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e nos quer ver felizes."

- Existe uma Lei alemã de 1516 sobre a pureza na fabricação de cervejas, que diz que a cerveja deve ser fabricada usando somente: água, malte de cevada e lúpulo. O fermento entrou para a lista depois, pois ainda não era conhecido naquela época.

-Estudos recentes indicam que cerveja não faz mal a saúde, desde que consumida de forma moderada! 

-A espuma é sim parte integrante do chopp, e ajuda na manutenção do "gás" no liquido, então não seja bobo em ficar pedindo chopp ou cerveja sem colarinho.

-A palavra Chope, provém  de Schoppen, palavra alemã que designa uma vasilha que comportava 250ml, que era a medida tirada dos barris de cerveja da época.

-Antigamente na Babilônia, a produção de cerveja era levada tão a sério que se alguém produzisse um lote ruim da sagrada bebida, era condenado a ser afogado dentro do barril do lote!

-Cenosillicafobia é o medo que algumas pessoas tem de ficar com o copo vazio!

-No mundo da cerveja, Michael Jackson é uma das maiores referencias bibliográficas sobre o tema, e não um cantor.

-O tim tim, (bater de copos antes de beber), foi criado pelos japoneses. Uma vez que ja se tinha como usar os outros sentidos, como tato, olfato, paladar e visão para analisar as bebidas, eles adicionaram o "tim tim" para aproveitar a audição.



Cheer's

segunda-feira, 28 de março de 2011

Negra modelo

E vamos lá. mais um post para o blog, mais uma degustação virtual para vocês acompanharem!
Essa semana, eu e a Priscila degustamos uma Negra Modelo, uma cerveja mexicana que tinha me criado uma grande expectativa, talvez pelo formato da garrafa ser diferente, talvez por fazer parte do grupo Modelo que também fabrica a Corona - a melhor cerveja "simples" para o meu gosto (a.k.a.: uma das 5 cervejas mais vendidas no mundo)-.
Essa minha degustação foi meio conturbada, pois minha mãe quis participar, então não tive como ter concentração total na cerveja. Como toda boa mãe ficou falando, e falando, e falando enquanto eu tentava me concentrar nas características, então essa pode ser uma avaliação precipitada dessa cerveja, prometo fazer outra em uma nova oportunidade.

A Negra Modelo é uma cerveja do estilo Vienna Lager.

As Vienna lager são produzidas com um método diferente de maltear os grãos, - que não vou explicar aqui pois é um processo meio complexo (mas pra quem se interessar tem tudo bem explicadinho nesse link do homebrewer.com.br) - o que confere a elas uma característica meio tostada, que me lembrou um pouco ao aroma do chopp Eisenbahn Dunkel. 
A coloração dela é bem cobre, e a espuma que se forma é fina e de pouca duração.

Pelo fator já antes citado de mãe falante por perto, não consegui me concentrar para perceber muitos aromas na cerveja, mas o malte e o tostado e um pouco de café são facilmente notados na Negra Modelo.
Uma cerveja simples ao paladar, provavelmente seria bem apreciada por pessoas que estão começando no mundo da degustação de cervejas, arrisco a dizer que o sabor ficaria perto de uma lager standard (a.k.a. pilsen).
Enfim, uma cerveja simples, que cumpre seu papel dentro da sua classificação!

Para harmonizar e valorizar essa Negra Modelo, fui para a cozinha preparar algumas Onion Rings.
usei uma receita básica: agua com gás, fermento, páprica, farinha, sal e gelo.
Após um ano inteiro fazendo essas cebolinhas todo dia no trabalho chega-se a um ponto que tu não precisa nem medir as coisas mais, então não sei dizer as quantidades!
Ficaram uma delícia com a cerveja, e a cerveja ficou boa também com as Onion rings. A acidez das cebolas equilibrou perfeitamente com o corpo leve que a Negra Modelo tem.
Fiz um molho tártaro também pra acompanhar. :D

Ficha técnica:
Cerveja Negra Modelo
Cervecería Modelo S.A.
México
5,3% álcool
Estilo Vienna Lager
Comprado no Empório São Patrício - Balneário Camboriu
Validade: 30/07/11
Degustada em 22/03/11
Acompanhamento: Onion Rings


Queria fazer um pedido aos amigos. Faço coleção de bolachas de bares ou de marcas de cerveja, então sempre que verem por aí alguma bolacha diferente, ou de algum lugar inusitado, tentem conseguir uma pra me dar! Ficarei bem feliz com a lembrança, em breve coloco uma foto aqui no blog das bolachas que eu ja tenho.
Ta sendo bem interessante essa história de blog, to aprendendo várias coisas sobre cultura cervejeira, e fico feliz de ter um lugar pra poder compartilhar essas infos com vcs!

Cheer's

terça-feira, 22 de março de 2011

Fermentação, essa etapa tão importante.

Bom, resolvi adiantar um post para não ficar colocando 2 de cada vez, então vou falar escrever agora sobre a fermentação da cerveja, essa parte tão importante na formação desse liquido precioso.
Mas, pq tão importante???
Simples, é na fase de fermentação que esse "suco" se transforma em "cerveja" (crua ainda).
A levedura age sobre os açúcares os transformando em álcool (aaaahh), e em dióxido de carbono (aquelas borbulhas maravilhosas que sentimos na língua, e ajudam na formação da espuma).
Nas grandes empresas a fermentação ocorre em tanques como esses da foto abaixo.

Mas é claro que você também pode fazer sua cerveja em casa, e usar um tanque de fermentação caseiro desse:

Retirei as imagens desse site http://www.cervejaartesanal.com.br/ tem dicas, e venda de utensílios para a fabricação da cerveja em casa, ou o famoso HOMEBREWING.

MAAAAAAAAAS a parte interessante desse post, é um dado que (infelizmente) não lembro onde aprendi essa semana, mas nunca tinha me dado conta de ter um pensamento errado sobre a classificação das cervejas quanto a fermentação. 
As cervejas são classificadas como ALE (alta fermentação)(Ale deriva de olum, amargo ou óleo) e LAGER (baixa fermentação) (Lager vem do alemão, guardada ou estocada).
Eu burramente entendia não sei pq, que as ALE fermentavam mais do que as LAGER, o que era um erro.
Esse equívoco, que com certeza não acontecia só comigo, se dá pela tradução mal feita do ingles, uma vez que na língua do tio Obama se diz Top fermentation & Bottom fermentation, ou seja, para melhor entendermos, fermentações que ocorrem no topo/superfície dos tanques (ALE), e fermentações que ocorrem no fundo/parte de baixo dos tanques (LAGER). E isso ocorre pelo tipo de fermento usado nas duas começarem a fermentar em temperaturas distintas.


Por hoje é só, e obrigado ao pessoal que tem comentado aí no blog, está sendo uma experiência muito legal aprender junto com vocês sobre esse incrível mundo das cervejas.

Amanhã vai ter degustação da Negra Modelo aqui em casa, uma Vienna Lager mexicana. Vamos ver qual é!
Mas isso é assunto para o próximo post. :)

Cheer's

quinta-feira, 17 de março de 2011

Flying Dog GONZO

Para começar com os posts "Degustação virtual" do blog, vai um post dessa cerveja incrível que me foi presenteada pela minha namorada. A Flying dog GONZO, que foi comprada no Empório São Patrício e segundo eles era a última que tinham na loja. E segundo alguns rumores, talvez os cachorros voadores nem venham mais aqui pro Brasil (entenda o caso nesse link do Brejas).

Não sou nenhum profissional na área, então faço as minhas degustações do jeito que julgo ser adequado para mim! :)
A degustação foi feita na casa da Pry. Tomamos a cerveja analisando as características, e eu fiz umas torradinhas para acompanhar!
A Flying Dog Gonzo, é uma cerveja estilo Porter, bastante alcoólica, e bem escura.
Faz parte da linha Canis Major da fábrica.
Nota: Canis Major, como mostra a tampinha da garrafa, é uma constelação. Um dos cachorros que acompanham o grande caçador Órion.


Aí vão algumas anotações que fiz!

Técnica:

Flying Dog Gonzo Imperial Porter
7,8% TA
Categoria Ale, alta fermentação.
Degustada em: 03/03/11
Vencimento: 14/02/12
Garrafa de 355ml
Preço: (? foi presente, mas vou tentar descobrir) R$ 19,50
Comprado no Empório S Patrício
Espuma: Média persistência, e bem palatável (aquela sensaçãozinha gostosa na lingua)
Cor: Totalmente Dark, bem escura mesmo, cor de café.
Aromas: Café, e pode parecer boiolice estranho, mas senti um cheirinho de amoras e morango.
Sabor: totalmente amargo, me lembrou muito a Joinville Porter da Eisenbahn que degustei ano passado!
Retrogosto: Bem ferroso/enxofre
Cremosidade: média, não é um licor de espessura, mas é bem grossinho

Agora falar escrever sobre o acompanhamento das torradinhas, que foram feitas com manteiga, tomates e mostarda no pão integral.
A cerveja ficou totalmente mais gostosa de ser bebida acompanhando essas torradas, acredito ter sido pela gordura untuosidade da manteiga, que na boca deixou essa porter bem "redonda".

Essa foi a minha primeira Degustação virtual aqui pro Blog.
Vou continuar fazendo post pra cá com uma média de 1 degustação por semana, (isso se meus trabalhos do mestrado permitirem)
Falando no meu Mestrado, tava pensando hoje, em mudar meu tema de dissertação para alguma coisa relacionada a cerveja aqui em SC... Mas isso, fica pra um próximo post!

Cheer's

St Patrick's Day

Bem Vindos!
Esperei ansiosamente até hoje, 17/03 dia de São Patrício, ou St Patrick's Day, como preferem os mais descolados, para lançar esse Blog. 
St Patrick's day, é comumente  conhecido por apreciadores da cerveja, pelo simples fato de bares, e butecos pelo mundo afora fazerem promoções para chamar a atenção dos clientes.
Poucos sabem que São Patrício é o padroeiro da Irlanda, morreu em 17 de março, e nessa data é feita uma grande festa em seu país , que se espalhou por várias culturas no mundo. O lema da festa é "Todos querem ser Irlandeses no dia de São Patrício", por isso o costume da maioria das pessoas se vestirem de verde.
Por ser uma festa da Irlanda, local de grande consumo de cerveja (2o maior do mundo, atrás apenas da Rep Checa) costumou-se beber cerveja (muita, e verde se possível, com a adição de corantes).





Uma vez que esse blogueiro que vos fala reside em Balneário Camboriú, vou listar 2 lugares que vão comemorar o St patricks day aqui:


Empório São Patrício: siga @emposaopatricio
Vai oferecer segundo o site: " chope. E chope em dobro.

Chope Stout da Klein Bier, cervejaria artesanal de Campo Largo/PR
E se é para comemorar, o preço tem que ser especial.
Por apenas R$8,00 você tem direito a dois Pint. (lembrando que cada Pint equivale a 568ml)
Ou R$4,00 dando direito a dois Half Pint (para saciar o público feminino que por vezes prefere metade de um Pint)
Teremos também muita referência a cultura irlandesa, muita música, boa comida, brincadeiras e muita cerveja, inclusive CERVEJA VERDE
Serão 3 dias de festival de São Patrício, entre 17 e 19 de março."


Bar da Heineken  Guka Pub: siga @gukapub


Segundo infos do twitter e do site deles, estão vendendo kits: "o Kit vai custar R$ 55 e vem a camiseta Oficial St. Patrick´s, a cartola Oficial e 4 Heinekens 600ml" 
Fora é claro o excelente ambiente  e a temática verde que combina perfeitamente com a celebração.




Se alguém souber de mais algum lugar por aí que vai comemorar é só colocar nos comentários, que atualizo aqui no blog.


Vamos lá aprendendo a Blogar!!!
em breve mais um post...
Cheer's