terça-feira, 22 de março de 2011

Fermentação, essa etapa tão importante.

Bom, resolvi adiantar um post para não ficar colocando 2 de cada vez, então vou falar escrever agora sobre a fermentação da cerveja, essa parte tão importante na formação desse liquido precioso.
Mas, pq tão importante???
Simples, é na fase de fermentação que esse "suco" se transforma em "cerveja" (crua ainda).
A levedura age sobre os açúcares os transformando em álcool (aaaahh), e em dióxido de carbono (aquelas borbulhas maravilhosas que sentimos na língua, e ajudam na formação da espuma).
Nas grandes empresas a fermentação ocorre em tanques como esses da foto abaixo.

Mas é claro que você também pode fazer sua cerveja em casa, e usar um tanque de fermentação caseiro desse:

Retirei as imagens desse site http://www.cervejaartesanal.com.br/ tem dicas, e venda de utensílios para a fabricação da cerveja em casa, ou o famoso HOMEBREWING.

MAAAAAAAAAS a parte interessante desse post, é um dado que (infelizmente) não lembro onde aprendi essa semana, mas nunca tinha me dado conta de ter um pensamento errado sobre a classificação das cervejas quanto a fermentação. 
As cervejas são classificadas como ALE (alta fermentação)(Ale deriva de olum, amargo ou óleo) e LAGER (baixa fermentação) (Lager vem do alemão, guardada ou estocada).
Eu burramente entendia não sei pq, que as ALE fermentavam mais do que as LAGER, o que era um erro.
Esse equívoco, que com certeza não acontecia só comigo, se dá pela tradução mal feita do ingles, uma vez que na língua do tio Obama se diz Top fermentation & Bottom fermentation, ou seja, para melhor entendermos, fermentações que ocorrem no topo/superfície dos tanques (ALE), e fermentações que ocorrem no fundo/parte de baixo dos tanques (LAGER). E isso ocorre pelo tipo de fermento usado nas duas começarem a fermentar em temperaturas distintas.


Por hoje é só, e obrigado ao pessoal que tem comentado aí no blog, está sendo uma experiência muito legal aprender junto com vocês sobre esse incrível mundo das cervejas.

Amanhã vai ter degustação da Negra Modelo aqui em casa, uma Vienna Lager mexicana. Vamos ver qual é!
Mas isso é assunto para o próximo post. :)

Cheer's
;

5 comentários:

Nadine disse...

olha que interessante... eu não sabia disso da superficie e do fundo! super duper legal ;) adorei o post! =*

Priscila Demarch disse...

Oba! Hoje tem degustação :)
Post muito interessante, vivendo e aprendendo...
Até depois, amor!

Unknown disse...

E aí, Nicolas, blz? Curti muito a tua sugestão de sanduba tb! Bem gourmet, hein?! Vou provar um dia desses! Quanto as cervejas, também não sabia dessa diferença de fermentação... Eu particularmente sou mais chegado nas lagers... Uma boa sugestão, que acredito que você já tenha provado, é a Amstel Pulse ! Se você não conhece, prove! É top! Sem falar na garrafa, qeu é linda! Abs!

Anônimo disse...

A minha esposa fazia cerveja em casa, hehe, e isso bem antes da moda de se fazeer cervejas em casa. Acontece que aqui onde moramos, terra de colonização predominantemente alemã, fazer cerveja em casa era meio que comum. Depois que as cervejarias artesanais começaram a melhorar a qualidade das suas cervejas esse hábito caseiro ficou meio de lado. Isso também vai acabar acontecendo com a atual moda de fazer brejas em casa. É uma coisa que dá e passa, rsss. Mas o post foi muito bom, post!!

Unknown disse...

Achei muito interessante a iniciativa de criar um blog sobre cervejas.... muito bom mesmo!
Só uma correção, a principal característica que define se a cerveja é de alta ou baixa fermentação é sua temperatura de fermentação. As cervejas do tipo ALE exigem temperaturas maiores, algo como 17 à 24°C para fermentação e uns 10°C (ou menos até) para maturar enquanto LAGERS ficam de 9°C à 14°C (fermentação) e uns 0 à 2°C (maturação). O nome da leveduras de alta fermentação é Saccharomyces Cerevisiae e as de baixa fermentação Saccharomyces Calrsberginses.
Fica a dica. Abraço!

Postar um comentário