segunda-feira, 28 de março de 2011

Negra modelo

E vamos lá. mais um post para o blog, mais uma degustação virtual para vocês acompanharem!
Essa semana, eu e a Priscila degustamos uma Negra Modelo, uma cerveja mexicana que tinha me criado uma grande expectativa, talvez pelo formato da garrafa ser diferente, talvez por fazer parte do grupo Modelo que também fabrica a Corona - a melhor cerveja "simples" para o meu gosto (a.k.a.: uma das 5 cervejas mais vendidas no mundo)-.
Essa minha degustação foi meio conturbada, pois minha mãe quis participar, então não tive como ter concentração total na cerveja. Como toda boa mãe ficou falando, e falando, e falando enquanto eu tentava me concentrar nas características, então essa pode ser uma avaliação precipitada dessa cerveja, prometo fazer outra em uma nova oportunidade.

A Negra Modelo é uma cerveja do estilo Vienna Lager.

As Vienna lager são produzidas com um método diferente de maltear os grãos, - que não vou explicar aqui pois é um processo meio complexo (mas pra quem se interessar tem tudo bem explicadinho nesse link do homebrewer.com.br) - o que confere a elas uma característica meio tostada, que me lembrou um pouco ao aroma do chopp Eisenbahn Dunkel. 
A coloração dela é bem cobre, e a espuma que se forma é fina e de pouca duração.

Pelo fator já antes citado de mãe falante por perto, não consegui me concentrar para perceber muitos aromas na cerveja, mas o malte e o tostado e um pouco de café são facilmente notados na Negra Modelo.
Uma cerveja simples ao paladar, provavelmente seria bem apreciada por pessoas que estão começando no mundo da degustação de cervejas, arrisco a dizer que o sabor ficaria perto de uma lager standard (a.k.a. pilsen).
Enfim, uma cerveja simples, que cumpre seu papel dentro da sua classificação!

Para harmonizar e valorizar essa Negra Modelo, fui para a cozinha preparar algumas Onion Rings.
usei uma receita básica: agua com gás, fermento, páprica, farinha, sal e gelo.
Após um ano inteiro fazendo essas cebolinhas todo dia no trabalho chega-se a um ponto que tu não precisa nem medir as coisas mais, então não sei dizer as quantidades!
Ficaram uma delícia com a cerveja, e a cerveja ficou boa também com as Onion rings. A acidez das cebolas equilibrou perfeitamente com o corpo leve que a Negra Modelo tem.
Fiz um molho tártaro também pra acompanhar. :D

Ficha técnica:
Cerveja Negra Modelo
Cervecería Modelo S.A.
México
5,3% álcool
Estilo Vienna Lager
Comprado no Empório São Patrício - Balneário Camboriu
Validade: 30/07/11
Degustada em 22/03/11
Acompanhamento: Onion Rings


Queria fazer um pedido aos amigos. Faço coleção de bolachas de bares ou de marcas de cerveja, então sempre que verem por aí alguma bolacha diferente, ou de algum lugar inusitado, tentem conseguir uma pra me dar! Ficarei bem feliz com a lembrança, em breve coloco uma foto aqui no blog das bolachas que eu ja tenho.
Ta sendo bem interessante essa história de blog, to aprendendo várias coisas sobre cultura cervejeira, e fico feliz de ter um lugar pra poder compartilhar essas infos com vcs!

Cheer's
;

Um comentário:

Priscila Demarch disse...

Estava uma delícia, tanto a Negra Modelo como tuas Onion Rings.
Antes de experimentar a cerveja, achei que ela seria mais forte. Mas eu achei ela bem saborosa.
Teu blog está cada vez melhor.
Parabéns, amor.

Postar um comentário